quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Judô: Brasileiro fora da disputa por medalha


Bruno Chagas

Por decisão do júri, o paulistano Eduardo Santos perdeu a competição por um bronze da categoria até 90 kg na repescagem contra o judoca suíço Sergei Aschwanden nesta quarta-feira. Em um equilibrado combate, nenhum dos dois lutadores conseguiu aplicar um golpe durante o tempo regulamentar, o que resultou em punição para ambos por falta de combatividade, levando o confronto para o “Golden Score” (ponto de ouro, que decide o vencedor).

O brasileiro chegou a receber uma punição durante a prorrogação que daria a vitória para Aschwanden, mas após protesto os juízes retiraram a sanção. A luta continuou acirrada e terminou sendo decidida pelos três árbitros, que deram a vitória para o atleta suíço.
Santos deixa os Jogos de Pequim com três vitórias e duas derrotas. Ele perdeu a disputa pelo ouro na luta com francês Yves-Matthieu Dafreville, após ter superado o chinês Yahzhu He e Jose Camacho, da Venezuela.

Esta seria a quarta medalha do judô brasileiro nesta Olimpíada. Já ganharam o bronze Tiago Camilo (até 81 kg), Ketleyn Quadros (até 57 kg) e Leandro Guilheiro (até 73 kg).

Ouro para o Japão

No judô feminino do dia 13, Masae Ueno conquistou a medalha de ouro na categoria até 70 kg ao derrotar na final a cubana Anaysi Hernández, medalhista de prata, por ippon.

As duas medalhas de bronze da categoria foram para a norte-americana Ronda Rousey, que derrotou a alemã Annett Bohm, e para a holandesa Edith Bosch, que derrotou a espanhola Leire Iglesias.


Programação das competições de Judô de quinta-feira (14):

1h
Feminino até 78 kg - Eliminatórias
Masculino até 100 kg - Eliminatórias

7h
Feminino até 78 kg - Repescagem
Feminino até 78 kg - Semifinal
Masculino até 100 kg - Repescagem
Masculino até 100 kg- Semifinal

7h15
Feminino até 78 kg - Disputa do 3.º lugar
Masculino até 100 kg - Disputa do 3.º lugar

7h30
Feminino até 78 kg 78 kg - Final
Masculino até 100 kg - Final

Nenhum comentário: