terça-feira, 19 de agosto de 2008

NATAÇÃO - 2008 em Pequim: Ano de recordes


por Marylia Queiroz


Finalizadas as provas de natação. O que se tem registrado são marcas superadas e novos recordes no Cubo D'Água.
Marcos Phelps brilhou em suas disputas, braçadas que garatiram medalhas e fizeram história. O nadador americano carrega no peito oito medalhas douradas, quebrando o recorde de Mark Spitz, sete medalhas nas Olimpíadas de 1972, em Munique.


As surpresas não pararam por aí, houve outras 24 marcas batidas. Tanta rapidez e superação levaram às suspeitas de doping, os nadadores fariam uso de estimulantes e anabolizantes. A explicação que se tem é a projeção da piscina e o talento nato e dedição dos competidores que contribuiram diretamente para os resultados.



# Confira as últimas vitórias:


Revezamento 4x100 m medley
1. lugarAaron Peirsol/Brendan Hansen/Michael Phelps/Jason Lezak (EUA) - 3min29s34
2. lugarHayden Stoeckel/Brenton Rickard/Andrew Lauterstein/Eamon Sullivan (AUS) - 3min30s04



Revezamento 4x100 m medley
1. lugarEmily Seebohm/Leisel Jones/Jessicah Schipper/Lisbeth Trickett (AUS) - 3min52s69
2. lugarNatalie Coughlin/Rebecca Soni/Christine Magnuson/Dara Torres (EUA) - 3min53s30

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa edição das olimpíadas tinha tudo para ser vista como um fracasso para o Brasil na natação. Mas César Cielo, ao 45 do segundo tempo, limpou a barra dos seus colegas de modalidade.

O ouro inédito trazido por Cielo(que também conquistou um bronze) foi um contrapeso para o baixo número de medalhas do esporte em Pequim.

Mesmo lembrando que a natação é um esporte mais bem difundido e incentivado do que muitos outros no Brasil e que Cielo treina nos EUA, ele deve ser encarado como um grande exemplo de dedicação para muitos atletas brasileiros.

Anônimo disse...

O nadador norte-americano Michael Phelps que foi considerado o maior medalhista em uma só edição das Olímpiadas posou com as oito medalhas que conquistou em Pequim para a revista Sports Illustrated.
A caminhada de Phelps para superar a marca de seu compatriota Mark Spitz, que conseguiu sete ouros nos Jogos de Munique, começou no dia 9 deste mês, quando não só venceu os 400m medley, mas também bateu o recorde mundial da categoria.

Esporte Unisa 2008 disse...

Claudia Santos
Para conseguir conquistar as oito medalhas de ouro e quebrar vários recordes mundiais, Michael Phelps nada 80.000 metros por semana (dois treinos ao dia, seis dias por semana)e consome 12.000 calorias diárias. A ingestão de colesterol do nadador é 14 vezes o recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Uma pessoa normal com certeza teria problemas caso ingerisse tal quantia, mas o americano conseguiu através dela obter folego para derrubar um recorde que já durava 36 anos.