segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Natação - Cielo conquista medalha inédita para o Brasil

por Aline Rodrigues


Neste sábado, último dia da natação em Pequim, César Cielo fez história ao garantir a medalha de ouro na prova de 50m livre. Pela primeira vez nos jogos olímpicos um brasileiro vence essa prova. E nesta edição, Cielo, por enquanto, foi o único a cantar o hino nacional no topo do pódio. O segundo e terceiro lugar ficaram com os franceses Amaury Leveaux e Alain Bernard.

Antes de viajar para China o nadador entregou em um papel para seu pai a marca que pretendia alcançar, 21s1, recorde mundial atingido por Eamon Sullivan, australiano. Ele não chegou nesse tempo, mas com 21s30 já não é mais uma promessa para essa nova geração de atletas, é uma confirmação. Junto com Thiago Pereira, Cielo soma vitórias internacionais. Como uma marca de transição prevista, em 2004 ganhou de seu maior ídolo das piscinas, Gustavo Borges, o último maiô que o veterano usou em Atenas ao tentar uma medalha.

Um show a parte

Além do ouro de César Cielo o Brasil e o mundo acompanhou um fenômeno na natação. O nome dele é Michael Phelps, 23 anos, e dono de nove novos recordes. Todas as finais que disputou venceu, foram oito medalhas. Além de superar o tempo mínimo já atingido em cada modalidade , Phelps passou a frente do até então recordista de medalhas olímpicas. Mark Spitz, também americano, levou para casa sete ouros conquistados em 1972, na edição de Munique. Já Phelps, ainda em sua participação em Atenas-2004 rendeu seis ouros e dois bronzes. Agora são quatorze medalhas douradas só em competições olímpicas.

Em Atenas-2004 Phelps anunciou
seu plano de superar Mark Spitz

A última vitória em Pequim veio no revezamento 4x100 metros medley. Com os parceiros de equipe, Aeron Peirsol, Brendan Hansen e Jason Lezak nadou em 3min29s34. Deixaram para trás os australianos e japoneses, que conquistaram prata e bronze, respectivamente.
Confira os resultados finais da natação em Pequim:

Natação 50m livre - feminino
1º Britta Steffen (ALE) - 24s06
2º Dara Torres (EUA) - 24s07
3º Cate Campbell (AUS) - 24s17

Natação 1.500m livre - masculino
1º Oussama Mellouli (TUN) - 14m40s84
2º Grant Hackett (AUS) - 14m41s53
3º Ryan Cochrane (CAN) - 14m42s69

Natação 4 x 100m medley - feminino
1º Austrália - 3m52s69
2º Estados Unidos - 3m53s30
3º China - 3m53s30

Natação 4 x 100m medley - masculino
1º Estados Unidos - 3m29s34
2º Austrália - 3m30s04
3º Japão - 3m31s18

5 comentários:

Anônimo disse...

Pena que um atleta brasileiro só consegue chegar ao topo quando vai treinar fora do país. Enquanto não tivermos uma política que incentive o esporte, o caminho será treinar fora do país mesmo. O problema é que não são todos que têm condições para isso.

De qualquer forma, parabéns para o Cielo, foi espetacular. É até agora nossa única alegria nessa olimpíada.

Anônimo disse...

Palmas para o Cielo, que chorou do alto daquela altura toda. Estamos atrás de Georgia, Casaquistão, Azerbaijão, etc., mas não podemos nos esquecer que esses países faziam parte da URSS e o esporte recebia investimento das autoridades. Para um país que conhece um atleta como Cielo só depois de uma medalha como essa ou um campeonato de grande magnitude, já tá de bom tamanho.

Anônimo disse...

Curiosidade olímpica: a natação feminina apresentou o duelo de idades mais expressivo dos jogos de Pequim. A atleta mais nova da competição, a camaronesa Antoinette Guedia, de apenas 12 anos, enfrentou a americana Dara Torres, dona de 4 medalhas de ouro, de 41 anos, pelos 50 metros livres. Onze anos antes do nascimento de Antoinette, Dara ganhava sua primeira medalha. A prova foi disputada na última sexta-feira. Dara foi a 5ª colocada. Antoinette não conseguiu a classificação.

Anônimo disse...

Uma pesquisa realizada em várias partes do mundo revelou que o nadador Michael Phelps é a pessoa mais conhecida dos Jogos de Pequim. O americano ganhou a fama após conquistar oito ouros na competição e se tornar o maior recordista de medalhas douradas em uma mesma edição olímpica.

Anônimo disse...

Considerado o Tubarão das Piscinas pela revista americana Time ( veja link http://www.timalanstudios.com/images/phelps.jpg), Michael Phelps reina dentro da água. Sorte a do Cielo que competiu sem esse perigo rondando por perto!