domingo, 10 de agosto de 2008

Futebol feminino é um dos destaques brasileiro no 4º dia de provas

Por André Brandt Mainente

Neste sábado, começou para valer a disputa por medalhas em Pequim. O primeiro ouro dos anfitriões dos Jogos veio no levantamento de peso, logo no início da madrugada, com Xiexia Chan, que levantou 212kg e bateu recorde olímpico na categoria até 48kg. Um dos destaques brasileiros no dia foi o futebol feminino, que em partida morna, venceu a Coréia do Sul.

O jogo aconteceu em Shenyang, sede do futebol nestas Olimpiadas. Os gols que garantiram os três pontos para o Brasil foram marcados por Daniela Alves e Marta, no primeiro tempo. Mesmo sem ainda apresentar o futebol que faturou o ouro nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, no ano passado, o resultado praticamente garante a vaga na próxima fase junto com a Alemanha, que venceu a Nigéria por 1 a 0. Se classificam os dois primeiros de cada chave mais os dois melhores terceiros colocados de todos os grupos. As brasileiras voltam a jogar na próxima terça-feira, no Estádio dos Trabalhadores, contra as nigerianas.
O Brasil também teve presença no Hipismo, mas sem o mesmo destaque do futebol feminino. Após a apresentação dos três conjuntos, a equipe brasileira de adestramento do CCE (Concurso Completo de Equitação) ficou em último lugar na classificação geral, com 200,30 pontos perdidos. A ponta da tabela ficou com a Austrália que teve perda de 102,80 pontos , contra 121,50 dos americanos e 133,50 dos alemães, segundo e terceiro colocados respectivamente.

O início das competições no Pólo Aquático Masculino teve a Espanha como grande destaque. O país, que é uma das potências no esporte, venceu o Canadá com 16 a 6 com uma ajudinha brasileira. Três dos gols foram marcados pelos irmãos Ricardo e Felipe Perrone, brasileiros que se naturalizaram espanhóis, justamente para disputarem as Olimpíadas. A outra partida foi um emocionante empate de 10 a 10, entre a atual bicampeã olímpica Hungria e a forte Montenegro, antiga Sérvia e Montenegro.

Outros esportes que complementaram a noite, sem a presença brasileira, foram o Basquete e o Handebol Masculino, além do Levantamento de Peso Masculino e do Hóquei sobre grama Feminino, esporte difundido pelos ingleses no século XIX e pouco conhecido no Brasil. A disputa pelo ouro na modalidade deve ficar entre Inglaterra, China, Argentina ou Austrália, potências do esporte.

No final da noite, por volta das 23h00, começaram as eliminatórias da Ginástica Artística feminina, no Ginásio Nacional. Nesta fase, os 12 países que disputam a medalha de ouro, são divididos em 4 grupos. O primeiro grupo, composto por Eslováquia, China e Romenia acabou a apresentação somente no início da madrugada de domingo e teve como primeira colocada a China. Amanhã, às 9 da manhã, vale conferir a performance das ginastas brasileiras, que compõem o último grupo a se apresentar e são fortes candidatas ao pódio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, André !!!

Bastante completo o seu resumo !!! Parabéns !