quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Judô: Brasileiros perdem chance de conquistar medalhas


POR JOSEMAR ANDRADE

A judoca brasileira Edinanci Silva, da categoria meio-pesado até 78 kg, perdeu o combate contra a sul-coreana Gyeongmi Jeong nesta quinta-feira, 14, e terminou sua participação na olimpíada em quinto lugar.

A luta começou acirrada. No início, Edinanci tentou aplicar o sumi-gaeshi (golpe em que o atleta levanta o adversário com o pé passando sobre si para derrubá-lo de costas para o chão), mas a sul-coreana estava atenta e se defendeu. Com um yuko, a asiática derrubou Edinanci e emendou uma imobilização na brasileira, que, por sua vez, tentou de todas as formas sair, mas não conseguiu. Vitória de Gyeongmi Jeong.

Na categoria masculina, Luciano Corrêa também foi derrotado na disputa pelo bronze. O polonês Przemyslaw Matyjaszek derrotou o brasileiro com pouco mais de um minuto de luta. Até o momento o judô brasileiro tem três medalhas de bronze, com Tiago Camilo, Leandro Guilheiro e Ketleyn Quadros.

Na categoria pesado, o judoca Naidan Tuvshibvayar da Mongólia, faturou o ouro. O meio-pesado venceu o japonês Keiji Suzuki, que ficou com a prata. A medalha de ouro conquistada por Naidan é a primeira de seu país em participações olímpicas. A Mongólia esperou 44 anos para concluir esse feito.

Programação das competições do Judô para sexta-feira (15)

1h
Judô Pesado Feminino (mais de 78kg)
Judô Pesado masculino (mais de 100kg)

7h
Judô Pesado feminino (mais de 78kg)
Judô Pesado feminino (mais de 78kg)
Judô Pesado feminino (mais de 78kg)
Judô Pesado feminino (mais de 78kg)

2 comentários:

Esporte Unisa 2008 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Esporte Unisa 2008 disse...

Claudia Santos
A equipe brasileira de judocas terminou a competição na 18º colocação, com apenas três medalhas de bronze. Tiago Camilo, João Derly e Luciano Corrêa foram a Pequim como favoritos a conquistarem as medalhas de ouro, após o bom desempenho obtido nas competições em 2007, entretanto, esta expectativa não se confirmou. O grande destaque foi a medalha de bronze da judoca Ketleyn Quadros, que se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha em disputa individual. Tomara que nossos atletas da vela consigam abrir uma boa vantagem no número de medalhas e deixem o judô para trás novamente.