quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Ginástica: Brasil tem a melhor participação por equipes da história

Por ALINE SILVA

Entre as 8 melhores do mundo as meninas da ginástica artística brilham mesmo sem trazer medalha.
Pela primeira vez em uma final da modalidade o resultado de 174.875 pontos somados em quatro exercícios: solo, salto, barras assimétricas e trave representam a melhor participação brasileira em todos os anos na competição.


Apesar do feito a equipe feminina formada por Daiane dos Santos, Jade Barbosa, Daniele Hypólito, Laís Souza, Ana Cláudia Silva e Ethiene Franco obteve notas inferiores as das classificatórias.

Jade Barbosa competiu em todos os aparelhos e conseguiu as melhores notas, exceto no solo, em um dos saltos pisou fora do tablado e perdeu pontos.

Especialista no exercício Daiane dos Santos foi a única que manteve a mesma nota classificatória.

Depois da prova de salto o Brasil se encontrava na sexta posição e foi na trave que as brasileiras mostraram sua evolução. Jade que havia caído nas classificatórias ao executar um giro completou a série perfeitamente com direito a “paradinha” de perna no mesmo giro que a derrubara anteriormente.
Mesmo assim cairam para a oitava posição.

China e Estados Unidos disputaram o primeiro lugar no solo, mas a americana Alicia Sacramone sofreu uma queda amadora entregando o ouro para as donas da casa. A atleta já havia caído também na trave. O Bronze ficou com a equipe da Romênia.

Os progressos na Ginástica Artística brasileira é resultado de inúmeros investimentos feitos nos últimos cinco anos. No patamar em que a ginástica se encontra no Brasil, que prioriza investimentos no futebol ( considerado especialidade ) e deixa de lado os outros esportes o resultado obtido pelas brasileiras deve ser muito comemorado.

O Brasil volta a lutar por medalhas na próxima sexta-feira, com Jade Barbosa e Ana Cláudia Silva na disputa individual geral. No domingo, Jade volta a competir, desta vez no salto. No mesmo dia, Daiane dos Santos e Diego Hypolito lutam pelo ouro nas finais de solo feminina e masculina.

2 comentários:

Unknown disse...

Elas não conseguiram a medalha na disputa por equipe, mas ainda há chances na disputa individual. Sorte para elas nas próximas exibições!!!!

Anônimo disse...

As meninas da ginástica infelizmente estão muito atrás de chinesas, americanas, russas e romenas. Mas só de estar numa final inédita, num esporte que começou a ganhar destaque a pouco tempo no Brasil, é um feito a se comemorar.

Se por equipes as meninas ficaram em último lugar, no individual as coisas mudam e as chances de medalhas são grandes. Destaque para Daiane dos Santos no solo e Jade Barbosa no salto sobre cavalo.