A China realizou ontem ,24, o encerramento das Olimpíadas 2008 no estádio olimpíco Ninho de Pássaro, símbolo da nova China; com a mesma beleza da abertura e com belos momentos de confraternizações entre todos os atletas que em clima de festa entram no estádio para a despedida dos jogos. O encerramento durou pouco menos de duas horas e foi iniciado com o hino chinês; em seguida foram mostrados vários aspectos da história e da cultura chinesa. Oitenta e sete delegações participaram da cerimônia.
Para promover o início da preparação da capital britânica como sede da próxima Olimpíada em 2012, um ônibus de dois andares entrou no estádio representando a cidade londrina.
Na festa houve a participação dos astros ingleses Jimmy Page, ex-guitarrista do Led Zepellin, e do jogador de futebol David Beckham, do Los Angeles Galaxy. Três atletas subiram em uma escada de avião simbolizando o adeus a Pequim e exibiram as imagens de todos os momentos marcantes das olimpíadas de 2008. Depois disso a chama olímpica foi se apagando lentamente.
O tenor Plácido Domingo e a soprano chinesa Song Zuying interpretam a ópera de enceramento com a tocha olímpica já apagada, oficializando o final dos jogos. O ator Jackie Chan também participou cantando a última música ao lado de várias pessoas.
As Olimpíadas aconteceram num momento de grande desenvolvimento da economia chinesa; o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Roger, falou na festa sobre a escolha de Pequim para as Olimpíadas 2008 e declarou: "É possível afirmar, sem dúvida nenhuma, que a escolha de Pequim para organizar a Olimpíada foi correta, foi uma longa jornada, mas fizemos a escolha certa. O mundo aprendeu sobre a China e a China aprendeu sobre o mundo".
Após de 17 dias de competição e com 958 medalhas entregues, a cerimônia encerra com um show de fogos de artifício e com as bandeiras da Grécia, China e do Reino Unido hasteadas local.